Trilhas da Chapada Diamantina - Ibicoara - Bahia Brasil - João guia de turismo e ecoturismo

11/12/2012 16:32

As opções de trilhas em Ibicoara são numerosas. Somado com a grande quantidade de cachoeiras tornou o município um dos prnicipais destinos turísticos dos visitantes que vem curtir as belezas naturais da Chapada Diamantina. As trilhas longas e curtas de Ibicoara pode-se iniciar saindo da cidade em direção as cachoeiras: Pode fazer um roteiro saindo da cidade a pé até a cachoeira do Rio Preto a cerca de 4 km da cidade, Se tiver boa disposição pra caminhar pode subir um trecho da Serra do Sincorá e contemplar as duas cachoeiras que fica no passeio da Cachoeira do Rio Preto por cima.

Para as cachoeiras do Lcuri, Cachoeira do Buracão, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira da Fumacinha e outras, também pode fazer as trlhas saindo da cidade a pé, mais isso enxige mais disposição para caminhar, uma vez que as distancias são maiores do que a cachoera do Rio Preto. A cachoeira do Licuri está a cerca de 10 km saindo da cidade de carro até o estacionamento, restando mais 25 minutos de caminhada; Para a cachoeira do Buracão são 29 km de carro e 3 km de caminhada, cerca de 1 hora, Para a cachoeira da Fumacinha são 34 km de carro até o estacionamento e mais 9 km de trilha de nível médio: 2 km em trilha plana e mais 7 km dentro do canyon, pulando pedras até a cachoeira principal da Fumacinha, nesse roteiro tem opções de se banhar em cachoeiras espalhadas em todo percurso da trilha.
Para a cachoeira do Véu de Noiva são também 34 km de carro e cerca de 3,5 km de caminhada, de nível leve até a cachoeira principal do Véu de Noiva, com opções de se banhar em muitas cachoeiras nesse roteiro principalmente no Lago do Baixão, um dos mais lindos de Ibicoara e Chapada Diamantina. Em todas trilhas longas e curtas de Ibicoara você terá oportunidade de fotografar as lindas paisagens das serras, montanhas, cachoeiras, morros, mirantes, rios, vegetação nativas e muto mais em Ibicoara, um verdadeiro jardim natural de pura beleza. 
 
A cachoeira do Penedo tem 130 metros de queda d água e canions com mais de 200 metros de altura. Para fazer esse passeio precisa de uma pernoite na Toca do Vaqueiro. No primeiro dia pode visitar Fumacinha por cima, andar pelas margens do Rio Riachão e acampar na Toca do Vaqueiro, no segundo dia bem cedo caminhar cerca de 3 horas e 30 minutos até a cachoeira do Penedo visitar e voltar para a toca do Vaqueiro ficar mais uma noite ou voltar para Ibicoara. Então ficaria um roteiro de 2 ou três dias. Toda essa trilha varia de nível médio ou pesado.
 

Trilhas em Ibicoara com pernoite:

No primeiro dia pode visitar a cachoeira do Buracão, pernoitar ao lado de uma grande piscina natural no Espalhado, no segundo dia segue pela margem do rio curte várias piscinas natural, poços  e cachoeirinhas e acampa em outro ponto do rio Riachão, no terceiro dia segue a trilha até o Lago do Baixão vai até a Cachoeira do Véu de Noiva e volta a acampar. No quarto dia segue para a cachoeira da Fumacinha, pode ir direto e voltar no mesmo dia ou pernoitar mais uma noite no meio do Canion e no quinto dia terminar de chegar a Fumacinha e Voltar. Então fica um roteiro de 4 a 5 dias, passando pelas cachoeiras do Buracão, Fumacinha, Véu de Noiva e outras.

Trilhas curtas em Ibicoara, com pernoite:

No primeiro dia pode visitar a cachoeira do Buracão, descer o rio até o encontro com o Rio Santo Antônio e pernoitar, curtir as paisagens, poços, piscinas naturais e no segundo dia voltar passando pelo Buracão. Se quiser pode continuar acampando e fazendo o roteiro Véu de Noiva, e Fumacinha.

Trilhas longas e pesadas em Ibicoara para aventureiros:

Primeiro dia pode fazer o Buracão descer o rio até o encontro com o Santo Antônio e acampar. No segundo dia segue o Rio Santo Antonio e acampa em um ponto na trilha. No terceiro dia continua a trilha e acampa perto da ponte do Santo Antônio. No quarto dia termina de chegar até a cachoeira do Licuri voltando para Ibicoara. Se tiver muita disposição e quiser fazer o roteiro em 3 dias também pode.

Então se quiser pode fazer um roteiro longo de nível leve, médio e pesado com duração de 9 ou 12 dias em Ibicoara. Não deixe de conhecer as muitas trilhas de Ibicoara. 

 

João guia de turismo e ecoturismo 

77-991318280\981163211

www.instagram.com/joaoguia.ibicoara.chapada/

 

#expedição #chapadadiamantina #ibicoara #bahia #brasil #nordeste #trilhas #roteiros #passeio #cânion #caminhada #cachoeiras #aventuras #cascata #beauties #natural #belezasnaturais #agênciadeturismo #tourism #tourist #naturalbeauties #tours #trekking #waterfall #southamerica #adventure #accommodation #river #friens #mountain #hamp #diamondplate #roadmaps #tourismagency #joaoguiaibicoara #joaoguiadeecoturismo #expedition